top of page

Coordenação Photovoice - ReGHID



Photovoice é uma metodologia de pesquisa baseada em arte na qual os participantes revelam suas realidades através da fotografia. O termo photovoice encerra em si mesmo a idéia central deste método – dar voz à experiência individual ou coletiva através das fotos.


Na investigação qualitativa é uma ferramenta que capacita e empodera os seus participantes, na medida em que são eles que escolhem o que fotografar e quando. Aos investigadores permite aceder à perspectiva dos participantes sobre o fenômeno em estudo, mesmo à de grupos mais vulneráveis da população, por ser acessível a todos aqueles que sejam capazes de tirar uma fotografia independentemente de saberem ler ou escrever (Wang & Burris, 1997).


No Projeto ReGHID (Redressing Gendered Health Inequalities of Displaced Women and Girls, em português - Reparando Desigualdades de Saúde de Gênero de Mulheres e Meninas Deslocadas em Contextos de Crise Prolongada na América Central e do Sul) a metodologia é aplicada e desenvolvida em Manaus, AM sob coordenação de Bruna Curcio, que organiza e desenvolve a metodologia com 4 diferentes grupos de mulheres migrantes venezuelanas indígenas e não indígenas.


Após alguns encontros com atividades preparatórias, como rodas de conversa sobre SSR (Saúde Sexual e Reprodutiva), dinâmicas para pensar a fotografia como linguagem/narrativa e um workshop de capacitação em fotografia digital para câmeras compactas, as participantes recebem câmeras sob as quais ficarão responsáveis por um período de tempo pré acordado, geralmente entre 10 e 14 dias. Nesse período as participantes se dispõe a registrar fotografias que respondam à pergunta: "O que quero que os tomadores de decisões em políticas públicas saibam sobre os desafios de SSR na vida de mulheres migrantes?".


Para o encontro seguinte as mulheres devem eleger 2 fotos que serão apresentadas ao grupo juntamente a uma explicação sobre o que a foto representa. O grupo é incentivado a debater e dividir percepções e experiências pessoais. Este é o chamado "Grupo Focal'.


As fotografias e seus respectivos depoimentos juntamente às análises dos dados coletados e à uma lista de recomendações práticas a serem tomadas para melhorar as condições de SSR das migrantes compõe um dos produtos do projeto, o fotolivro Seguir Adiante / Salir Adelante - Saúde, cuidado e violência vistos pelo olhar de migrantes venezuelanas no Brasil / La salud, el cuidado y la violencia vistos a través de los ojos de venezolanas desplazadas en Brasil.


Saiba mais sobre o livro clicando aqui.


Fotos por Aline Fidelix e Laryssa Gaynet




bottom of page